O mau contato é um dos casos mais comuns de problemas que se verificam em uma instalação elétrica.
Na maioria dos casos, de difícil localização, seus efeitos são percebidos quando esses se tornaram irreversíveis. Portanto, a manutenção preventiva é importantíssima para tentar minimizar tais anomalias.
Uma emenda mal feita, um fio mal conectado (sem o aperto adequado) em um conector e o mau dimensionamento do condutor elétrico são as principiais causas do mau contato.
Quais são os sintomas de problemas por mau contato?
Devemos prestar atenção ao odor característico de plástico queimado, liberação de fumaça, oscilações no funcionamento de aparelhos elétricos, aquecimento irregular em eletrodutos, vermelhidão seja no condutor ou num determinado ponto de um equipamento ou máquina, dentre outros.
Consequências do mau contato:
A imagem abaixo mostra um fio queimado provocado pelo mau dimensionamento do mesmo. O importante é não confundir o mau dimensionamento com curto circuito.
A próxima imagem mostra o uso da Termografia, utilizada para detectar pontos quentes. No exemplo, a termografia foi utilizada em um módulo de fusíveis, onde é possível perceber o problema de aquecimento inadequado em um deles.
O próximo caso trata-se de um defeito provocado pela má conexão, causando um aumento elevado da temperatura, acelerando a oxidação, como é possível ver claramente na imagem abaixo a seguir.
Incêndios, mau funcionamento de aparelhos, consumo desnecessário de energia elétrica, interrupção da passagem da corrente elétrica, dentre outros danos, é o que vemos como resultante de mau contato em emendas e conexões elétricas.
Nunca economize na segurança! Ou o barato pode custar caro!
Se essa postagem foi útil para você, deixe seu comentário e ajude outras pessoas compartilhando o artigo para elas!
Sempre útil a vida é vivendo e aprendendo.
ResponderExcluir