DR, IDR E DDR: VOCÊ AINDA TEM DÚVIDA? APRENDA DE VEZ!


Você sabe qual é a diferença entre DR, DDR e IDR? 



Há muitos vídeos e artigos na internet explicando sobre o assunto, mas esse é um tópico que ainda gera muitas dúvidas entre os profissionais de elétrica, então esse artigo tem o objetivo de ser bem direto quanto ao assunto, para que não haja mais nenhuma dúvida!

O que é DR?

O DR é uma sigla que significa DIFERENCIAL RESIDUAL. Isso quer dizer que esse equipamento é capaz de detectar correntes de fuga para a terra, que pode ocasionar incêndios, choque elétrico, desperdício de energia elétrica, ou seja, ter um dispositivo como esse em sua residência irá evitar a maioria desses problemas. Sendo assim, o DR é um SISTEMA e não um EQUIPAMENTO
Quando é afirmado que toda residência precisa ter um dispositivo DR, não está sendo especificado se é um DDR ou um IDR, mas sim um dispositivo que tenha esse sistema adotado, ou seja, a proteção contra corrente de fugas.

Ficou claro que o DR não é um equipamento e sim um sistema? Pois bem, agora que ficou entendido, vamos explicar a diferença entre DDR e IDR.


IDR: Interruptor Diferencial Residual


O IDR, ou Interruptor Diferencial Residual, é o dispositivo mais encontrado no mercado. O IDR protege contra correntes de fuga e necessita de um disjuntor termomagnético atuando antes dele, onde esse disjuntor estará protegendo tanto o próprio IDR como também o circuito contra sobrecargas e curto circuitos


DDR: Disjuntor Diferencial Residual


Já o DDR, sigla para Disjuntor Diferencial Residual,  é o dispositivo que atua tanto na proteção contra correntes de fuga quanto contra sobrecargas e curto circuitos, ou seja, é equivalente ao IDR + Disjuntor Termomagnético juntos em um único dispositivo.


Agora que você já sabe a diferença entre DR, IDR e DDR, cabe a você escolher qual dispositivo que irá utilizar em sua instalação, isso requer análise de preço, de espaço no quadro de distribuição, entre outros.


Se essa postagem foi útil para você, deixe seu comentário e ajude outras pessoas compartilhando o artigo para elas!

0 Comments:

Postar um comentário