ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS O QUE É FATOR DE DEMANDA! (FD)


Um fator muito importante que deve ser conhecido por todos os profissionais eletricistas é o Fator de Demanda (FD). É um assunto que ainda causa muitas dúvidas, então leia esse artigo até o final se você quiser entender de vez o seu significado. 





Caso todos os componentes existentes numa instalação fossem dimensionados e considerássemos todas as cargas previstas, os valores seriam muito altos e, consequentemente, haveria um desperdício de dinheiro com material.

A utilizaçáo do fator de demanda é importante para a determinação da instalação de entrada, pois a carga demandada da instalação é referência para a determinação do padráo da entrada de energia a ser utilizada para alimentar a residência.

Uma demanda de consumo mal calculada vai comprometer a demanda de energia fomecida pela concessionária, o que influencia na elevação do custo e que nunca seja utilizada na sua totalidade, ou ainda, uma entrada dimensionada abaixo do padrão subdimensionada pode ocasionar desligamentos por sobrecarga frequente.

Na etapa inicial do projeto, devem ser feitos previsões da quantidade de pontos de consumo de energia, sendo consideradas todas as cargas de iluminação, de tomadas de uso geral e de tomadas de uso específico, já devidamente distribuídas através de seus respectivos circuitos no projeto.

Ao somarmos todas as cargas previstas, obtém-se a carga Instalada, assim:

CI =  Iluminação + TUG's + TUE's

Onde:
- CI = Carga Instalada
- Iluminação = Carga prevista de iluminação
- TUG's = Carga prevista de tomadas de uso geral
- TUE's = Carga prevista de tomadas de uso específico

O fator de demanda (FD) é a relação da potência utilizada com a potência instalada. 

O fator de demanda que o profissional eletricista precisa conhecer é a quantidade de aparelhos elétricos existentes na residência usados simultaneamente (ao mesmo tempo).

Por exemplo, se em um ambiente com 10 tomadas apenas 4 forem utilizadas, seu FD é de 0,4 (4/10) ou 40%. 

Se este valor for próximo de 1, significa que o cliente consegue utilizar simultaneamente toda a sua potência instalada.


EXEMPLO REAL DE COMO ENCONTRAR O FATOR DE DEMANDA

O primeiro passo para encontrar o Fator de Demanda é levantar todas as cargas existentes na residência, ou seja, numerar os equipamentos, dispositivos com suas respectivas potências unitária e total, conforme apresentado na tabela.




Feito o levantamento da carga instalada do local, o próximo passo é encontrar a potência dos equipamentos que serão usados naquele período, chegando assim no valor total dessa potência utilizada. Veja-se a tabela abaixo:




Encontrando-se a potência instalada e a potência utilizada, finalmente o Fator de Demanda é definido, veja-se:




Portanto, o Fator de Demanda (FD) da residência utilizada no exemplo é de 0,69 ou 69% da carga instalada.


Dica: As normas das concessionárias mostram valores médios de FDs que os projetistas utilizam de acordo com a potência instalada, porém vale lembrar que é necessário fazer um levantamento preciso do que será utilizado na unidade consumidora para assim chegar no Fator de Demanda exato para aquela situação.



Se essa postagem foi útil para você, deixe seu comentário e ajude outras pessoas compartilhando o artigo para elas!

0 Comments:

Postar um comentário